Extinção de espécies


Resultado de imagem para extinção de especies

Quando uma espécie deixa de existir em um ambiente ou ecossistema dizemos que ela foi extinta. Assim como o surgimento de novas espécies, a extinção é um evento natural, causado por episódios como catástrofes naturais e o surgimento de predadores ou animais competidores mais eficientes, por exemplo. Porém, esse é um processo extremamente lento, que demanda milhares de anos para acontecer.
O que está acontecendo, no entanto, é que o ser humano vem acelerando a taxa de extinção de espécies, e hoje se tornou o principal agente causador desse processo. O mau uso dos recursos naturais é uma das principais causas para esse desequilíbrio, com a degradação de ambientes naturais que, por sua  vez, reduz os habitats disponíveis para as espécies. Além disso, a destruição desses ambientes pode aumentar o grau de isolamento entre as populações, diminuindo o fluxo gênico entre elas, causando, assim, perda de variabilidade genética.
Como a ciência descobre novas espécies a todo momento, não sabemos ainda qual o tamanho da perda resultante desse processo. Porém, várias espécies já foram extintas, como o Rinoceronte-negro-do-oeste (2011) e a foca-monge-das-caraíbas (2009), e muitas outras espécies correm risco de extinção.  A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) criou, em 1964, um catálogo sobre o estado de conservação de espécies de plantas, animais, fungos e protozoários: a lista vermelha de espécies ameaçadas. O objetivo da iniciativa é oferecer informações sobre as espécies ameaçadas e chamar a atenção do público para a importância da biodiversidade no planeta.
A extinção pode trazer consequências que afetam diretamente a vida do homem. Quando uma espécie deixa de existir, desequilíbrios na cadeia alimentar podem levar ao aumento de populações capazes de destruir plantações ou infestar cidades, por exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bioma Pampa

Sobre a raça STAFFORDSHIRE BULL TERRIER

Guia de Raças :Dachshund peguei esse historico sobre a raça Dachshund no Cão Feliz